quinta-feira, 22 de outubro de 2015

No Café Siena


Tarde de Primavera. A esplanada cheia. Quase só mulheres. Jovens de saias arregaçadas. Nas mesas as cervejas acompanhadas de tremoços. Não me apetece cerveja. Mas os tremoços... Ao tempo que não os como! Chamo a empregada. Faz favor, quero coca-cola zero e um pratinho de tremoços. O pedido é aprovado com a simpatia característica de quem é novata no negócio. Não demorou muito tempo a resposta de mãos vazias. A gerente, matrona por vocação, dá o recado à empregada e ao cliente que ouve a sentença por entre as mesas e as saias arregaçadas: tremoços só com cerveja. Em nenhum momento eu tinha perguntado pelo preço dos ditos cujos. Se custavam dois, três ou cinco euros. Eu pedi tremoços. A coitada da empregada a olhar para mim envergonhada. Disse-lhe que queria uma coca-cola zero, tremoços e cerveja. A rapariga respirou aliviada. E eu feliz naquela esplanada de Primavera com moças de saias arregaçadas, a beber a minha coca-cola, a comer tremoços e a olhar para a garrafa da cerveja que deixei intacta, a pensar na sede da mãe que pariu a gerente matrona.

Sem comentários: